Zippyteca

As crianças e a música
24-02-2010

As crianças e a música

A música é mais do que uma forma de comunicação, ela é também uma ferramenta muito poderosa no desenvolvimento da criança.

A música representa uma importantíssima fonte de estímulos desde o nascimento. Muitas vezes, e sem que se apercebam disso, são os pais quem introduzem desde cedo a música na vida dos seus filhos, com as mais diversas canções de embalar, tantas vezes inventadas na hora, com o intuito de os acalmar. Talvez por isso seja normal que a grande maioria das crianças associe sempre a música a algo de bom...

Ao som de música as crianças dançam instintivamente, coordenam movimentos, e sentem vontade de se exprimir também verbalmente. É até comum, e extremamente positivo, incentivar as crianças a inventarem a sua própria música, incluindo ritmo e letra. Experimente...

Mas a altura certa para introduzir o ensino da música na vida das crianças é entre os três e os dez anos. Nessa altura, a música permitirá ativar áreas do cérebro, até aqui pouco desenvolvidas. Sabia, por exemplo, que a zona do cérebro responsável pela música se encontra muito próxima da zona responsável pelo raciocínio lógico matemático? Não queremos dizer com isto que o seu filho se poderá tornar num génio da matemática, mas sim que a música pode ser de grande auxílio. Quando se tratam de crianças muito pequenas, a introdução da música acontece com canções simples que têm como objetivo primário o desenvolvimento da sensibilidade musical. Por volta dos cinco anos, e se a criança assim o desejar, poderá aprender a tocar um instrumento, que lhe permitirá desenvolver a coordenação motora e a memória. Mas não espere que o seu filho se torne num génio da música. Poderá acontecer, mas o mais importante é mesmo que ele se divirta!

3/5

1

Comentários

Muito obrigado!

O seu comentário foi enviado com sucesso

Atenção, logo que seja aprovado, será publicado. A Zippy protege os seus espaços comunitários recusando publicar mensagens impróprias para menores e spam. A aprovação prévia garante o melhor ambiente para todas as famílias.

Comentários


  • Inês  Castelo Branco
  • Eu por exemplo adoro cantar fado e ouvir músicas da amália rodrigues.
  • por Inês Castelo Branco(i.castelobranco@sapo.pt)
  • em 27-11-2010

Confirme por Favor

Atenção

Ok